(21) 3195-0343 | (21) 98120-2097      contato@drrobertooberg.com.br    |

Você sabe o que é uma malformação arteriovenosa cerebral (MAV)?

Uma malformação arteriovenosa é um enovelado de vasos displásicos (Nidus) alimentados por artérias e drenados por veias sem capilares, formando um shunt de alto fluxo e baixa resistência entre os sistemas arterial e venoso. As malformações arteriovenosas no cérebro têm uma prevalência estimada baixa, mas são uma causa importante de hemorragia intracerebral em adultos jovens.

A idade média de apresentação dos sintomas é de 35 a 40 anos, com a mesma proporção entre homens e mulheres. Normalmente os pacientes apresentam cefaleia, déficit neurológico focal e crises convulsivas.

Para malformações que não sangraram anteriormente, ou seja, não-rota, as taxas de sangramento são de aproximadamente 1% ao ano. Quando sangram, o risco subsequente aumenta cinco vezes, dependendo se há ou não aneurismas associados, localizações superficiais ou profundas, drenagem profunda e aumento da idade.

O diagnóstico envolve principalmente exames de imagem, incluindo tomografia computadorizada, ressonância magnética e angiografia. O manejo inclui observação, ressecção microcirúrgica, embolização endovascular e radiocirurgia estereotáxica, isoladamente ou dependendo do caso, envolve combinações entre os diversos tipos de tratamento.

A avaliação, diagnóstico e tratamento é individual e multidisciplinar para cada paciente. Na dúvida procure o seu médico.

Fonte: Dr. Roberto Oberg

06 de Outubro de 2020