(21) 3195-0343 | (21) 98120-2097      contato@drrobertooberg.com.br    |   

Malformações cavernosas encefálicas ou angiomas cavernosos ou cavernoma

As malformações cavernosas encefálicas (MCE), também conhecidas como angiomas cavernosos ou apenas cavernomas, são lesões benignas do sistema nervoso central de natureza vascular. Estima-se que os cavernomas constituem de 10 a 15% de todas as malformações vasculares do sistema nervoso, com estimativa de prevalência em tomo de 0,5% na população geral. 

Suas manifestações mais comuns são epilepsia (50%), hemorragia intracraniana (25%), entre outros. Entretanto uma boa parte da população com cavernomas (50%), não apresentam sintomas. 

O cavernoma não é uma doença adquirida e sim uma malformação, logo, não há prevenção. Hoje em dia sabemos que os cavernomas tem uma forte ligação com os fatores genéticos (Alteração genética). 

Com os avanços da neuroimagem, a ressonância magnética é o exame de escolha para detecção e caracterização dos cavernomas. 

Nem todo cavernoma é cirúrgico podendo ser feito acompanhamento com imagens seriadas. O manejo cirúrgico está reservado para cada caso que envolvem diversos fatores como tamanho, localização e aparecimento de sintomas neurológicas. 

Porém, é uma patologia de origem vascular que requer uma avaliação criteriosa e acompanhamento por um Neurocirurgião. 

Fonte: Dr. Roberto Oberg

17 de Novembro de 2020

Central de Agendamento