
Quando procurar um neurocirurgião?

Recomenda-se procurar um neurocirurgião ao notar sinais e sintomas como desmaios e crises epilépticas, formigamentos, perda de memória ou alterações do estado mental, movimentos involuntários, dor de cabeça constante, dor na coluna, entre outros sintomas que possam estar relacionados a saúde da coluna, crânio, nervos periféricos e medula espinhal.
Deve ser sempre procurado quando há sintomas neurológicos ou qualquer alteração nos exames de neuroimagem. Duas outras situações que podem justificar a avaliação por um neurocirurgião são quando há um distúrbio genético na família conhecido por causar problemas neurológicos ou quando há fatores de risco para o desenvolvimento de um distúrbio neurocirúrgico.
Avaliações e exames neurológicos anuais são sempre apropriados como forma de prevenção e orientação para as principais doenças.
Em
consulta com um neurocirurgião, ele avaliará sua condição física e histórico clínico e poderá solicitar alguns exames para determinar o diagnóstico. Os exames podem ser clínicos - por exemplo, avaliação de reflexos, força, equilíbrio e sinais vitais ou laboratoriais, por exemplo, tomografia, EEG, EMG, MRI.
Todos esses testes são importantes para determinar se é necessária cirurgia ou tratamento clínico.
Sintomas para procurar um neurocirurgião

Os sintomas para procurar um neurocirurgião são principalmente:
- Dor de cabeça;
- Dor na coluna;
- Dor lombar recorrente;
- Dor no pescoço;
- Desmaios e convulsões;
- Formigamento;
- Perda de força;
- Alteração visual;
- Perda de memória,
- Tonturas, alterações de equilíbrio e marcha;
- Tremores;
- Distúrbios do sono;
- Falta de concentração;
- Alteração de humor;
- Ansiedade.
Tratamentos com neurocirurgião

Os tratamentos com neurocirurgião são realizados de acordo com a condição e patologia diagnosticada e necessidades clínicas do paciente, que podem incluir abordagens conservadoras como o uso de medicação prescrita, fisioterapias, procedimentos minimante invasivos e cirurgias.
Cirurgia minimamente invasiva
Abordagens minimamente invasivas para o tratamento de distúrbios da coluna vertebral, crânios, nervos periféricos e medula, oferecem melhores resultados e benefícios adicionais para os pacientes. Em comparação com a cirurgia aberta, as técnicas minimamente invasivas podem reduzir lesões, reduzir o trauma cirúrgico, reduzir a necessidade de transfusão de sangue, encurtar o tempo de anestesia e proporcionar melhores resultados estéticos.
Cirurgias convencionais
As cirurgias convencionais ou abertas são aquelas que a maioria das pessoas já têm conhecimento ou ideia de como ser realizada. As abordagens são realizadas por amplas incisões que costumam dar ao cirurgião um grande acesso à área a ser abordada, que são fundamentais para tratar casos de maior complexidade ou de difícil acesso cirúrgico.
Neurocirurgião no RJ
O neurocirurgião no RJ Dr. Roberto D. Oberg oferece toda infraestrutura e expertise profissional necessária, para diagnosticar e tratar condições e patologias relacionadas a especialidade da neurocirurgia. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento, através da aba contato ou clicar no botão de WhatsApp ao lado.