Layout do blog

18 de novembro de 2022

Siga o doutor nas redes!

Quando procurar um neurocirurgião?

Quando procurar um neurocirurgião

Recomenda-se procurar um neurocirurgião ao notar sinais e sintomas como desmaios e crises epilépticas, formigamentos, perda de memória ou alterações do estado mental, movimentos involuntários, dor de cabeça constante, dor na coluna, entre outros sintomas que possam estar relacionados a saúde da coluna, crânio, nervos periféricos e medula espinhal. 

Deve ser sempre procurado quando há sintomas neurológicos ou qualquer alteração nos exames de neuroimagem. Duas outras situações que podem justificar a avaliação por um neurocirurgião são quando há um distúrbio genético na família conhecido por causar problemas neurológicos ou quando há fatores de risco para o desenvolvimento de um distúrbio neurocirúrgico.

 

Avaliações e exames neurológicos anuais são sempre apropriados como forma de prevenção e orientação para as principais doenças.


Em consulta com um neurocirurgião, ele avaliará sua condição física e histórico clínico e poderá solicitar alguns exames para determinar o diagnóstico. Os exames podem ser clínicos - por exemplo, avaliação de reflexos, força, equilíbrio e sinais vitais ou laboratoriais,  por exemplo, tomografia, EEG, EMG, MRI. 


Todos esses testes são importantes para determinar se é necessária cirurgia ou tratamento clínico.

Sintomas para procurar um neurocirurgião

Sintomas para procurar um neurocirurgião

Os sintomas para procurar um neurocirurgião são principalmente:



  • Dor de cabeça;
  • Dor na coluna;
  • Dor lombar recorrente;
  • Dor no pescoço;
  • Desmaios e convulsões;
  • Formigamento;
  • Perda de força;
  • Alteração visual;
  • Perda de memória,
  • Tonturas, alterações de equilíbrio e marcha;
  • Tremores;
  • Distúrbios do sono;
  • Falta de concentração;
  • Alteração de humor;
  • Ansiedade.

Tratamentos com neurocirurgião

Tratamentos com neurocirurgião

Os tratamentos com neurocirurgião são realizados de acordo com a condição e patologia diagnosticada e necessidades clínicas do paciente, que podem incluir abordagens conservadoras como o uso de medicação prescrita, fisioterapias, procedimentos minimante invasivos e cirurgias. 

Cirurgia minimamente invasiva

Abordagens minimamente invasivas para o tratamento de distúrbios da coluna vertebral, crânios, nervos periféricos e medula, oferecem melhores resultados e benefícios adicionais para os pacientes. Em comparação com a cirurgia aberta, as técnicas minimamente invasivas podem reduzir lesões, reduzir o trauma cirúrgico, reduzir a necessidade de transfusão de sangue, encurtar o tempo de anestesia e proporcionar melhores resultados estéticos.

Cirurgias convencionais

As cirurgias convencionais ou abertas são aquelas que a maioria das pessoas já têm conhecimento ou ideia de como ser realizada. As abordagens são realizadas por amplas incisões que costumam dar ao cirurgião um grande acesso à área a ser abordada, que são fundamentais para tratar casos de maior complexidade ou de difícil acesso cirúrgico.

Neurocirurgião no RJ

O neurocirurgião no RJ Dr. Roberto D. Oberg oferece toda infraestrutura e expertise profissional necessária, para diagnosticar e tratar condições e patologias relacionadas a especialidade da neurocirurgia. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento, através da aba contato ou clicar no botão de WhatsApp ao lado.

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Dor na lombar que irradia para as pernas, o que pode ser
Por Dr. Roberto 6 de fevereiro de 2025
Dor na lombar que se estende às pernas pode indicar problemas como ciática, hérnia de disco ou inflamações.
Exercícios para Aliviar a Dor na Lombar em Casa
Por Dr. Roberto 6 de fevereiro de 2025
Os principais Exercícios para Aliviar a Dor na Lombar em Casa incluem alongamentos e movimentos de fortalecimento que promovem estabilidade e redução do desconforto.
Por Dr. Roberto Oberg 27 de dezembro de 2024
A dor de cabeça comum é leve, bilateral e sem sintomas adicionais. A enxaqueca é intensa, unilateral, pulsante, com náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.
Formigamento nas mãos pode ser causado por um problema na coluna?
Por Dr. Roberto Oberg 27 de dezembro de 2024
Sim, o formigamento nas mãos pode ser causado por compressão ou irritação dos nervos na região cervical da coluna, afetando os braços e mãos.
Tumor cerebral causa crises convulsivas?
Por Dr. Roberto Oberg 27 de dezembro de 2024
Sim, tumores cerebrais podem causar convulsões, principalmente quando afetam áreas responsáveis pelo controle motor ou pela atividade elétrica do cérebro.
A dor de cabeça pode ser sintoma de tumor cerebral?
Por Dr. Roberto Oberg 27 de dezembro de 2024
Sim, a dor de cabeça pode ser sinal de tumor cerebral, mas é rara. Quando acompanhada de náuseas, visão turva ou alterações cognitivas, deve ser investigada.
Quando saber se a dor nas costas é grave
Por Dr. Roberto Oberg 27 de dezembro de 2024
A dor nas costas pode indicar uma condição grave se for intensa, persistente e acompanhada de formigamento, fraqueza ou dificuldades para andar.
O que pode causar dor na coluna lombar?
Por Dr. Roberto Oberg 27 de dezembro de 2024
A dor na coluna lombar pode ser causada por problemas musculares, alterações articulares, lesões nos discos ou doenças degenerativas. Identificar a causa é essencial para o tratamento.
Formigamento no braço a noite, o que é?
Por Dr. Roberto Oberg 20 de dezembro de 2024
O formigamento no braço à noite é geralmente causado por compressão nervosa na coluna cervical, como hérnia de disco ou estenose, agravada pela postura durante o sono.
Perda de força nos membros é sinal de tumor na coluna
Por Dr. Roberto Oberg 20 de dezembro de 2024
A perda de força nos membros pode indicar tumor na coluna, devido à compressão da medula ou nervos, mas também pode ser causada por outras condições, como hérnia de disco.
Mais Posts
Share by: